Tempestade de inverno atrapalha volta para casa após feriado de Thanksgiving

BOSTON – A Tempestade de Inverno Bruce avança para o leste dos Estados Unidos e deve atingir a Nova Inglaterra a partir da noite desta segunda-feira, 26, à medida que deixa um rastro branco pelo meio-oeste dos Estados Uniodos, atrapalhando a volta para casa dos viajantes do feriado de Dia de Ação de Graças.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, alertas de nevasca foram emitidos em áreas que vão do nordeste do Kansas a Chicago, e a neve já estava caindo no domingo no Kansas, sudeste do Nebraska, sul de Iowa e noroeste do Missouri e de Illinois. O mau tempo pegou de surpresa 54,3 milhões de viajantes, de acordo com estimativas da Associação de Automóveis Americana (AAA).

Por causa do mau tempo, os aeroportos registravam na manhã desta segunda-feira, 5.605 voos atrasados e 1.162 cancelados. No dia anterior, foram 18.495 atrasos e 1.863 cancelamentos, de acordo com o site flightaware.com

Nesta segunda-feira, a chuva deve se transformar em neve em partes do Vale de Ohio para o oeste da Pensilvânia e Virgínia Ocidental. Mas a precipitação mais intensa atinge o sudeste da Pensilvânia e Nova Jersey até a área metropolitana de Nova York, causando inundações.

Na terça-feira, a neve acompanhada por ventos fortes afeta partes do norte da Nova Inglaterra e de Nova York. O mau tempo deve persisitir durante toda a quarta-feira nessa área.

Início

Desde sexta-feira, Bruce já dava sinais desde o noroeste do Pacífico até as Montanhas Rochosas com a previsão de caos.

O mau tempo causou um acidente envolvendo 20 veículos na Interestadual 70 próximo a Frisco, no Colorado, no sábado.

No domingo, a ventania forçou o fechamento da Interestadual 80 do sudeste de Wyoming ainda na madrugada e os motoristas foram surpreendidos durante o dia todo com neve pesada nas estradas do Kansas, Nebraska, Missouri, Iowa e Illinois.

Acúmulo de até 4 metros de neve foram relatados em Belleville, no Kansas, enquanto que a visibilidade chegou a ser reduzida para 50 pés em alguns pontos da estrada durante o final de semana.

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas em um acidente de no início da tarde de domingo perto de Piedmont, também no Kansas. Dezenas de outras batidas foram registradas na Interestadual 35.

Uma nevasca com ventos de mais de 80 Km/h, por exemplo, cobriu Kansas City no domingo à tarde com o acúmulo de quase 15 cm.