Mitt Romney volta à política nacional dos EUA como senador por Utah

WASHINGTON – O veterano político republicano Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2012, voltará a política nacional depois de ganhar nesta terça-feira uma cadeira no Senado pelo estado de Utah,

Com a apuração de 77% das urnas na manhã desta quinta-feira, 8, Romney somava 478.141 votos (62.4%), contra 31.6% de sua rival, a democrata Jenny Wilson.

Romney, de 71 anos, que se mudou para Utah após sua fracassada tentativa de chegar à Casa Branca, e substituirá o veterano político, o senador Orrin Hatch, que mantinha sua cadeira no Senado desde 1976.

Após ganhar, Romney disse que seu triunfo é uma “afirmação” de que – além de gêneros, etnias, orientação sexual, raça ou lugar de nascimento – todos “somos iguais, não só diante dos olhos de Deus, mas também com o respeito e a dignidade que merecemos”.

Analistas locais antecipavam a vitória de Romney porque em Utah os republicanos representam 80% dos eleitores e nenhum democrata representou o estado no Senado federal em mais de quatro décadas.

Além disso, apontavam que, embora durante a campanha prévia às eleições presidenciais de 2016, Romney tenha criticado fortemente Donald Trump, depois eleito presidente, em sua recente campanha em Utah reduziu as referências ao atual governante.