Corinthians estreia hoje no Florida Cup

Presidentes dos clubes fizeram a abertura oficial durante coletiva de imprensa Foto: FLORIDA CUP

ORLANDO – Começou na quarta-feira, 10, em Orlando, o Florida Cup, reunindo grandes equipes do futebol mundial, entre elas Corinthians, Atlético-MG e Fluminense, os times brasileiros que disputarão o torneio em 2018.

Além deles, participarão outros cinco clubes. Da América do Sul, também estarão Atlético Nacional, da Colômbia; e Barcelona de Guayaquil, do Equador. Da Europa serão três representantes: PSV Eindhoven, da Holanda; Rangers, da Escócia e Legia Varsóvia, da Polônia.

A Florida Cup não tem uma premiação em dinheiro para o campeão. Os clubes usam a competição para internacionalizar a marca e potencializar o marketing do time.

Em 2017, a competição foi transmitida para 140 países e atingiu 50 milhões de espectadores.

Os clubes brasileiros também usam a competição como pré-temporada. Para Fábio Carille, treinador do Corinthians, disputar a Florida Cup em 2017 foi fundamental para o ano vitorioso.

“Os jogos no torneio nos serviram de base para a montagem do nosso esquema de jogo. A resposta da equipe nos deu uma tranquilidade maior para seguirmos na nossa ideia de plano de jogo”, afirma.

Organizada pelo Universal Orlando Resort, a competição vai até o próximo dia 20 e acontece em três cidades-sedes: Orlando, São Petersburgo e Lauderhill. Todas na Florida.

A disputa é por pontos corridos. Cada time jogará duas partidas e o campeão será quem tiver mais pontos ganhos. O primeiro critério de desempate é número de vitórias, seguido por saldo de gols, gols marcados e gols sofridos. Na edição de 2018, dois times do mesmo país não podem se enfrentar.

Somente em 2015, na primeira Florida Cup, não teve time brasileiro campeão. O Colônia, da Alemanha, venceu a competição. Depois disso, o Atlético-MG ganhou em 2016 e o São Paulo venceu ano passado.

O Corinthians é a única equipe que participou de todas as edições do torneio. O Atlético-MG jogou em 2016 e 2017 e o Fluminense, em 2015 e 2016.

Entre os times internacionais só o Barcelona de Guayaquil já teve uma participação, no ano passado.

Veja todas as partidas da Florida Cup:

10/1: Corinthians x PSV Eindhoven (HOL)

11/1: Atlético-MG x Rangers (ESC)

12/1: PSV Eindhoven (HOL) x Fluminense

13/1: Barcelona (EQU) x Legia Varsóvia (POL)

13/1: Rangers (ESC) x Corinthians

14/1: Atlético-MG x Atlético Nacional (COL)

15/1: Fluminense x Barcelona (EQU)

20/1: Legia Varsóvia (POL) x Atlético Nacional (COL)

Jornalistas participam da coletiva com os presidentes dos clubes envolvidos na Florida Cup
Foto: FLORIDA CUP

Na terça-feira, 9, os presidentes dos clubes que participam do torneio fizeram a abertura oficial, mostrando o interesse pela divulgação de suas marcas.

Na mesma noite um jogo de antigos astros de futebol movimentou e abriu oficialmente o torneio. O AllStar Game contou com a participação de Roger Flores, Dodô, Cleber entre outros.

O ex-zagueiro Gonçalves, em entrevista exclusiva ao O JORNAL, revelou que estava feliz por poder participar do jogo.

“Estamos revendo amigos e podendo ajudar a uma grande causa porque nosso jogo terá como ingresso um agasalho que será enviado para as vítimas do furacão em Porto Rico. Tentamos reunir muita gente boa, principalmente com jogadores que já moram em Orlando ou nos Estados Unidos. Pena que o Palhinha (treinador do Boston City) não vá poder comparecer”, disse ele.